segunda-feira, 10 de junho de 2013

O uso abusivo de antibióticos

A resistência bacteriana é um fenômeno provocado, principalmente, pelo uso indevido de antibióticos. E, para reverter esse quadro, o CRF-SP lançou em 2009 a campanha Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana, em parceria com outras entidades representativas das áreas da Medicina, Odontologia, Veterinária, além de órgãos do governo, para alertar a população e capacitar os profissionais de saúde sobre o panorama de crescente resistência bacteriana, principalmente pelo uso incorreto de antibióticos.
Um dos enfoques que deve ser amplamente divulgado à população é o de que os antibióticos não são eficazes no combate a vírus, sendo assim não podem ser usados no tratamento, por exemplo, de gripes e resfriados.
Uso abusivo de antibióticos prejudica saúde e deixa bactérias resistentes.
O médico sempre deve analisar um conjunto de fatores para receitar este tipo de medicamento. Muitas vezes, o estágio desta doença exigirá apenas um analgésico. Esse é um dos motivos que devemos sempre procurar um médico antes de fazer uso de um antibiótico. O uso indiscriminado de antibióticos pode comprometer a eficácia dos mesmos em casos necessários e apropriados, prejudicando inclusive as futuras gerações.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dos antibióticos são usados sem prescrição médica.
Só em 2009, a venda de antibióticos no Brasil movimentou R$ 1,6 bilhão, segundo relatório do IMS Health, principal auditoria do setor farmacêutico.
O uso do antibiótico de forma errada pode prejudicar a flora intestinal e baixar a resistência do paciente, os especialistas acreditam que, se não houver mudanças, em 20 anos não será mais possível desenvolver um remédio capaz de combater as bactérias. Nós voltaremos a tempos remotos quando uma epidemia destruía 90% das populações.
otícias recentes informam que foi identificado o gene de uma nova bactéria resistente a antibióticos. O aparecimento destas bactérias resistentes e sua propagação potencial em todo o mundo podem ser um alerta que os antibióticos estão se tornando redundantes e exige uma maior vigilância e fiscalização pelas autoridades internacionais.
Cuidados no uso de antibióticos:
- Administrar sempre o antibiótico na hora certa e na dose recomendada pelo médico e utilizá-lo por todo o período prescrito.
- Conservar o medicamento em local fresco ou na geladeira (verificar orientação do fabricante).
- Não interromper o tratamento quando o paciente melhorar.
- Procure sempre um médico, antes de iniciar o uso de um antibiótico.

Fonte:http://www.espacodevida.org.br/farmaceutica.php?id=429

Nenhum comentário:

Postar um comentário